Achyrocline satureoides DC.
A macela (Achyrocline satureoides) é uma erva da flora brasileira também conhecida por macela-do-campo, macelinha, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc. Popularmente, em algumas regiões, é também chamada de "marcela".Na região sul do Brasil as flores da macela costumam ser usadas pela população como estofo de travesseiros para os bebés, por se acreditar que tenha efeitos calmantes.
As flores têm um aroma agradável e a infusão destas ou de suas folhas alivia dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais.
Especificamente no Rio Grande do Sul há a tradição de colheita da macela na Sexta-Feira Santa, antes do sol nascer; pois acredita-se que a colheita nesse dia traga mais eficiência ao chá das flores. No Nordeste elas florecem em setembro e geralmente são indicadoras de solos acidificados e degradados.
Propriedades medicinais:
- Problemas digestivos, flatulências, má digestão, colecistite, diarreias, cólicas abdominais, azia, contracções musculares bruscas, inflamações, disfunções gástricas, inapetência, disenterias, distúrbios menstruais, dores de cabeça, cistite, nefrite..
- utilizada essencialmente para combater as dores de estômago e intestinos e nas doenças da pele e dos olhos
Uso cosmético: revela-se bom para o rejuvenescimento da pele. Clareia o tom da pele
Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar asfixia. As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo pois, poderão exercer uma acção paralisante sobre o bolbo raquidiano. Podem ainda causar insónias se tomado antes de deitar.
Partes usadas: Folhas e sumidades florida.