terça-feira, 22 de maio de 2007

Arruda


Ruta graveolens L.
Erva utilizada desde a antiguidade, para proteger as pessoas do mau olhado. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades.
Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados.
Na Nova Inglaterra é conhecida como folha da bíblia, pois era utilizada para marcar as páginas da bíblia no culto dominical, e os fiéis mascavam as suas folhas para afastar o sono.
Planta também conhecida como erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade, da virtude e das qualidades medicinais.

Propriedades Medicinais: Normalização do ciclo menstrual, sarna, piolhos e conjuntivite. Acredita-se que a mais importante virtude da arruda é oferecer maior resistência aos capilares sanguíneos, evitando-se assim possíveis hemorragias.

Uso cosmético: revela-se bom para o rejuvenescimento da pele। Clareia o tom da pele.

Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar asfixia. As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo pois, poderão exercer uma acção paralisante sobre o bolbo raquidiano. Podem ainda causar insónias se tomado antes de deitar.

Partes usadas: Folhas e sumidades florida.