terça-feira, 22 de maio de 2007

Arruda


Ruta graveolens L.
Erva utilizada desde a antiguidade, para proteger as pessoas do mau olhado. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades.
Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados.
Na Nova Inglaterra é conhecida como folha da bíblia, pois era utilizada para marcar as páginas da bíblia no culto dominical, e os fiéis mascavam as suas folhas para afastar o sono.
Planta também conhecida como erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade, da virtude e das qualidades medicinais.

Propriedades Medicinais: Normalização do ciclo menstrual, sarna, piolhos e conjuntivite. Acredita-se que a mais importante virtude da arruda é oferecer maior resistência aos capilares sanguíneos, evitando-se assim possíveis hemorragias.

Uso cosmético: revela-se bom para o rejuvenescimento da pele। Clareia o tom da pele.

Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar asfixia. As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo pois, poderão exercer uma acção paralisante sobre o bolbo raquidiano. Podem ainda causar insónias se tomado antes de deitar.

Partes usadas: Folhas e sumidades florida.

Alfazema

Lavandula officinalis
Os Romanos levaram a alfazema do Mediterrâneo para o Reino Unido. Desde essa altura que se tornou uma parte essencial nos jardins monásticos e medicinais।
O aromático odor doce da alfazema é inconfundível, e diz-se que tem efeitos anti-depressivos e que animam os humores.
Uma vez que tem poderosas propriedades sedativas e calmantes, a alfazema tem sido usada para o tratamento de problemas digestivos, ansiedade, reumatismo, insónia e dores de cabeça. Descobriu-se ser eficaz para combater enxaquecas.
A alfazema pode ser usada para tratar queimaduras ligeiras, especialmente solares e dores musculares reumáticas। é também útil para tratar problemas de pele como o acne. A alfazema é um dos óleos para relaxamento mais populares.




Propriedades medicinais:

  • Tem efeitos anti-depressivos naturais;
  • Melhora o humor;
  • Reduz a ansiedade;
  • Ajuda à digestão;
  • Acalma dores musculares e articulares reumáticas;
  • Pode ajudar a aliviar as enxaquecas.

    Uso cosmético:
  • Pode ser usada numa loção para queimaduras solares ou como creme de limpeza para todos os tipos de pele;
  • Recomendável para peles com acne.

    Efeitos colaterais: Evitar uso prolongado। Torna-se tóxica se usada em dose excessiva।

    Partes usadas: Flores, caules e óleo essencial।

terça-feira, 15 de maio de 2007

Calêndula

Calendula officinalis
Também conhecida como maravilhas, a calêndula tem uma longa história na medicina com plantas। Inicialmente utilizada para tingir tecidos, como alimento e em cosméticos, a calêndula contém muitos óleos com propriedades que promovem a saúde। Usada externamente, a calêndula pode reduzir inflamações cutâneas e queimaduras solares, assim como ajudar à cicatrização de feridas. Pode ser usada para aliviar mamilos gretados durante a amamentação. O óleo pode atenuar as dores de ouvidos. O seu uso interno pode ajudar em caso de úlceras e inflamações de estômago. Estudos confirmaram a eficácia da calêndula no tratamento de cãibras menstruais.



Propriedades medicinais:
  • Reduz as inflamações;
  • ;Alivia as cãibras;
  • Acalma a pele irritada e danificada, como queimaduras;
  • Alivia as dores de ouvidos.

Uso cosmético: Tratamento de pele e cabelos usada na fabricação de champôs, loções, sabonetes e cremes।


Efeitos colaterais: gestante não é aconselhado o uso interno pois provoca a menstruação.
Partes usadas: pétalas das flores.